quarta-feira, 29 de abril de 2009

Capitães da Areia



Terça-feira eu fui ao teatro assistir "Capitães da Areia" , uma peça baseada no livro escrito por Jorge Amado.


Eu esperava aquele tipo de paça monótona, sem graça, parada (assim como quando fui assistir "A Cidade e as Serras"), mas não.

A peça não é fiel ao livro, disso eu tenho certeza, por mais que eu não tenha lido o livro ainda. Como eu posso ter essa certeza? Certamente não foi Jorge Amado quem criou o "peitinhooo" e que por sinal apareceu na peça de surpresa - até os atores riram.

Mas eu concordo com o que o diretor da peça disse: "O livro, o filme, e o teatro tem seus valores diferenciados, portanto a história Capitães da Areia foi adaptada para o teatro". Porque realmente, se a apresentação fosse fiel ao livro, todos dormiriam. Bastou uma pitada de humor (talvez até humor negro) para prender a atenção dos espectadores.


Mas quem não gostou muito dessa adaptação foram os professores. Quiseram se descabelar por conta das piadas feitas com os personagens e que não constavam nos livros.

Se alguém foi ao teatro assistir esse espetáculo para se livrar de ler o livro e conseguir responder as perguntas e vestibular....se enganou!!


Não tem como fugir da leitura.


Ir ao teatro é muito bom!

E ler é melhor ainda!



Beijos a todos!

Um comentário: