terça-feira, 22 de setembro de 2009

Uma verdade inconveniente

Eu confesso que ainda estou influenciada pela aula de geografia de segunda feira. Meu professor passou o documentário "Uma verdade inconveniente" onde mostra o grande impacto ambiental que a tecnologia tem causado.
Às vezes me pego pensando, o que seria de nós sem a tecnologia, sem a evolução? Com certeza não haveria tanta liberação de gases CO2 , lixo nuclear, pobreza ou fome. Mas o homem não foi criado com inteligência e capacidade para desenvolver tecnologias que acabaram por nos levar até para fora de nossa galáxia?

Mas o que é mais contraditório e ironico é que toda essa inteligência e capacidade tem sido apenas focada em desenvolver, em causar os estragos. Porém, para resolvê-los nada disso tem sido usado. Penso que alguém que conseguiu desenvolver células tronco, satélites, computadores e celulares, conseguiria criar algo para limpar toda essa bagunça química que tem danificado o nosso ecossistema.

Se tivéssemos uma balança com algumas barras de ouro de um lado, e do outro lado o planeta Terra inteiro é possível ver com o que o homem tem se preocupado mais. "Uau! Algumas barras de ouro! Eu preciso delas, ficaria rico com elas." Mas se tentarmos produzir cada vez mais riquezas essa balança despenca, deixando o planeta Terra inteiro de lado. Se cuidarmos do nosso planeta e do nosso ecossistema estaremos produzindo ainda mais riquezas.

Acontece que ainda há pessoas ignorantes que não acreditam no aquecimento global. Eu só tenho uma coisa a dizer à elas: Saiam de suas bolhas e deem uma olhadinha nos jornais, revistas e documentários. Pare de se preocupar só consigo mesmo (é, cometi esse erro grotesco para enfatizar a ignorancia), e maneiras diferentes para ganhar mais dinheiro, além, é claro de enfiar o dinheiro das pessoas nas próprias cuecas, maletas e afins. É engraçado como as pessoas preferem uma mentira boa e sem problemas do que uma verdade inconveniente.
Só não vê quem é cego.

Estamos em um estado alarmante onde a natureza pede socorro.

Você vai mesmo ficar parado?



Ps.: Algumas pessoas podem ler esse texto, assitir vídeos e domcumentários, mas logo esquece-los; há aqueles que ficarão sensibilizados pelo problema e pelas fotos de animais polares sendo mortos, mas logo se esquecerão do problema também; mas eu espero que você seja uma das pessoas que se sensibilizarão e continuarão para sempre a cuidar do planeta que é nossa moradia e tende a ficar pior em muito, muito pouco tempo mesmo.

5 comentários:

  1. Um professor muito "ruim" de geogafia, também me passo esse vídeo.
    Hahaha
    O filme e o professor são "poucos" influenciadores!
    Todos deveriam assistir ao filme!
    ;D

    ResponderExcluir
  2. Do jeito que o mundo está tenho até medo de gerar uma criança e soltar nessa selva de ganância, insensibilidade, ignorância e desrespeito.
    A natureza está mostrando que há algo errado a todo momento, pegue o jornal...

    Outro dia vi um Pai ensiando ao Filho como se livrar rápido de um lixo jogando-o pela janela do ônibus.

    Grande texto!

    ResponderExcluir
  3. adorei (: #2
    precisamos ter mais conciência, fato.

    um beijo pra ana :*

    ResponderExcluir
  4. ótimo post.

    Quanto ao filme, ele só é bacan durante a apresentação do power point, o resto é pura propaganda política canalha do Al Gore. Não que ele seja um canalha, mas que ele fez este documentário pra fazer proganda de sua campanha pra presidência, ele fez.

    Ah, eu tento fazer a minha parte e dar exemplo aos outros, mas a gente sabe que é trabalho de formiguinha...

    E se vc realmente tem coragem de saber uma verdade 10 x mais incoveniente do que essa, assista ao documentário TERRÁQUOS lá no meu blog.

    Beijo!

    ResponderExcluir