terça-feira, 22 de setembro de 2009

Uma verdade inconveniente

Eu confesso que ainda estou influenciada pela aula de geografia de segunda feira. Meu professor passou o documentário "Uma verdade inconveniente" onde mostra o grande impacto ambiental que a tecnologia tem causado.
Às vezes me pego pensando, o que seria de nós sem a tecnologia, sem a evolução? Com certeza não haveria tanta liberação de gases CO2 , lixo nuclear, pobreza ou fome. Mas o homem não foi criado com inteligência e capacidade para desenvolver tecnologias que acabaram por nos levar até para fora de nossa galáxia?

Mas o que é mais contraditório e ironico é que toda essa inteligência e capacidade tem sido apenas focada em desenvolver, em causar os estragos. Porém, para resolvê-los nada disso tem sido usado. Penso que alguém que conseguiu desenvolver células tronco, satélites, computadores e celulares, conseguiria criar algo para limpar toda essa bagunça química que tem danificado o nosso ecossistema.

Se tivéssemos uma balança com algumas barras de ouro de um lado, e do outro lado o planeta Terra inteiro é possível ver com o que o homem tem se preocupado mais. "Uau! Algumas barras de ouro! Eu preciso delas, ficaria rico com elas." Mas se tentarmos produzir cada vez mais riquezas essa balança despenca, deixando o planeta Terra inteiro de lado. Se cuidarmos do nosso planeta e do nosso ecossistema estaremos produzindo ainda mais riquezas.

Acontece que ainda há pessoas ignorantes que não acreditam no aquecimento global. Eu só tenho uma coisa a dizer à elas: Saiam de suas bolhas e deem uma olhadinha nos jornais, revistas e documentários. Pare de se preocupar só consigo mesmo (é, cometi esse erro grotesco para enfatizar a ignorancia), e maneiras diferentes para ganhar mais dinheiro, além, é claro de enfiar o dinheiro das pessoas nas próprias cuecas, maletas e afins. É engraçado como as pessoas preferem uma mentira boa e sem problemas do que uma verdade inconveniente.
Só não vê quem é cego.

Estamos em um estado alarmante onde a natureza pede socorro.

Você vai mesmo ficar parado?



Ps.: Algumas pessoas podem ler esse texto, assitir vídeos e domcumentários, mas logo esquece-los; há aqueles que ficarão sensibilizados pelo problema e pelas fotos de animais polares sendo mortos, mas logo se esquecerão do problema também; mas eu espero que você seja uma das pessoas que se sensibilizarão e continuarão para sempre a cuidar do planeta que é nossa moradia e tende a ficar pior em muito, muito pouco tempo mesmo.

domingo, 6 de setembro de 2009

Colorido


Eu tenho uma caixa de tinta, uma caixinha que só possue cores básicas - aquelas de sempre - e com essas cores eu andei pintando a minha vida. Sempre fui tão fascinada pelo verde, vermelho, amarelo, azul, branco e preto que nem sequer sabia da existência de outras.
E eu achando que eu estava colorida o bastante...
Na verdade eu descobri outras cores, outros sabores, outros sentimentos e emoções, outras aventuras e loucuras, e descobri também que há nada que eu queira mais do que misturar. Misturar o vermelho com o azul, a harmonia com a paixão, e descobrir novos tons, que sejam capazes de tirar a monotonia dos meus dias que se acabam sempre num cinza insuportável.
E se eu quiser fazer uma loucura? Quem dera se eu tivesse essa coragem de misturar tanto a ponto de cometer uma insensatez.
-
Eu peguei minha caixa de tinta, e uma tela em branco. Me faltou criatividade, não sabia nem por onde começar, não soube expressar minha vida em uma só tela. Talvez retratar todos os meus sentimentos com cores também não seria uma tarefa fácil, aliás, seria impossível.
Existem milhões de combinações de cores e de tons, e mesmo assim, são muito poucos para expressar tudo o que eu sinto agora.
Tomar decisões é algo apavorante. Ainda mais quando é preciso usar apenas seis cores e um futuro inteiro pela frente.
Mes resta apenas entregar a minha tela em branco, e a minha caixinha de tinta, ao Criador de tudo, ele sim saberá como colorir o meu futuro da maneira certa. ;D