quarta-feira, 29 de abril de 2009

Capitães da Areia



Terça-feira eu fui ao teatro assistir "Capitães da Areia" , uma peça baseada no livro escrito por Jorge Amado.


Eu esperava aquele tipo de paça monótona, sem graça, parada (assim como quando fui assistir "A Cidade e as Serras"), mas não.

A peça não é fiel ao livro, disso eu tenho certeza, por mais que eu não tenha lido o livro ainda. Como eu posso ter essa certeza? Certamente não foi Jorge Amado quem criou o "peitinhooo" e que por sinal apareceu na peça de surpresa - até os atores riram.

Mas eu concordo com o que o diretor da peça disse: "O livro, o filme, e o teatro tem seus valores diferenciados, portanto a história Capitães da Areia foi adaptada para o teatro". Porque realmente, se a apresentação fosse fiel ao livro, todos dormiriam. Bastou uma pitada de humor (talvez até humor negro) para prender a atenção dos espectadores.


Mas quem não gostou muito dessa adaptação foram os professores. Quiseram se descabelar por conta das piadas feitas com os personagens e que não constavam nos livros.

Se alguém foi ao teatro assistir esse espetáculo para se livrar de ler o livro e conseguir responder as perguntas e vestibular....se enganou!!


Não tem como fugir da leitura.


Ir ao teatro é muito bom!

E ler é melhor ainda!



Beijos a todos!

meme!



Ganhei da Bru (http://www.whoisbru.blogspot.com/) *.*

10 coisas que você encontra no meu quarto:

1.Um mural de fotos que não tem muuuitas fotos. Mas uma delas é do Mcfly (:

2.Uma bandeira pequena da Alemanha assinada por todos os meus amigos de lá

3.Vários bichos de pelúcia, sendo que cada um tem uma história. Sem esquecer do Todd, que é meu companheiro mais neguinho (pelo menos o mais inanimado)

4.Um criado mudo abarrotado coisas, porque ali eu apenas jogo as coisas sem me importar muito

5.Todos os livros da escola, porque eu sou uma menina muito estudiosa (haha)

6.Um pufe azul turquesa que eu adoro

7.Um gato (vivo) estirado em qualquer parte, ele não faz parte da decoração do meu quarto, ele só passa todas as tardes por lá

8.Minha Bíblia e um marcador de texto. Porque eu gosto de ler antes de dormir

9.Um caderno e um lápis, onde eu anoto todas as coisas maravilhosas que eu aprendo lendo antes de dormir

1o.A minha cama, que é o meu melhor refúgio em dias de estress, fatiga, preguiça, meditação, enfim...

Como mandar o mesmo meme para a mesma menina, a minha única e solitária indicação vai pra Hé (http://www.prosacomcafe.blogspot.com/)! Eu amo você gata :D

segunda-feira, 27 de abril de 2009


Na maioria das vezes e na maioria das pessoas, depois de um acampamento, sai cheio de fé, com o coração transformado, buscando sempre, a cada minuto, fazer a vontade de Deus. Mas depois de um ou dois meses, - talvez três - o coração vai se esfriando e muitos voltam a ser o que sempre foram antes de um acampamento, de um congresso, ou até mesmo de um culto.


Você continua a orar e interceder pelos países perseguidos? Você ainda tem o clamor que estava dentro de você meses atrás?


A parábola do semeador diz sobre uma semente que foi plantada no meio de espinhos, mas esta foi sufocada por estes; outras caíram em terra boa e estas frutificaram.

Porque será então, que a palavra de Deus se esfria em nossos corações? Algumas vezes abrimos brechas para que a nossa semente seja roubada, sufocada, ou que seque dentro de nós.


Segundo a Bíblia, Deus escolheu os jovens, porque estes são fortes, são fortes para persistir no clamor, fortes para persistir na oração, fortes para não desistir d'Ele e de Seus propósitos.

Se a sua revolução tem se esfriado, persista e seja forte! Porque Deus acredita em você, e principalmente, ele acredita que VOCÊ pode ser seu discípulo, pode ser como Ele é.



Uma semana maravilhosa para você. (:

quinta-feira, 23 de abril de 2009

meditação

"Ás vezes caçava, outras dormia, outras lia,- lia muito,- outras enfim não fazia nada; deixava-me atoar de idéia em idéia, de imaginação em imaginação, como uma borboleta vadia ou faminta. As horas iam pingando uma a uma, o sol caía, as sombras da noite velavam a montanha e a cidade. Ninguém me visitava; recomendei expressamente que me deixassem só. Um dia, doia dias, três dias, uma semana inteira passada assim, sem dizer palavra [...]. Com efeito, ao cabo de sete dias, estava farto da solidão; a dor aplacara; o espírito já não se contentava com o uso da espingarda e dos livros, nem com a vista do arvoredo e do céu. Reagia a mocidade, era preciso viver. Meti no baú o problema da vida e da morte, os hipocondríacos do poeta, as camisas, as meditações, as gravatas [...]"(Memórias Póstumas de Brás Cubas)



Esse trecho de Machado de Assis me fez pensar muito. O personagem, autor, depois de um acontecimento trágico, resolveu se fechar, calar-se, meditar.

A melhor coisa que há para se fazer é meditar, pensar em todas as coisas certas e erradas da sua vida, pensar em como consertar os erros já cometidos, e previnir tantos outros.

Mas há uma parte, em que o autor diz "Reagia a mocidade, era preciso viver". Continuar a viver, não é preciso se meter em um casulo a vida toda meditando. Eu andei meditando demais e isso tem me levado à loucura!!! Há problemas que não se resolvem tão facilmente, há angústias do coração que ninguém entende e que também não se resolverão apenas em meditações.



Chegou a hora de correr atrás. Hora de meter no baú os problema da vida e da morte, os hipocondríacos do poeta, as camisas, as meditações e seguir em frente.



quarta-feira, 22 de abril de 2009

Egocentrismo, Insegurança ou os dois?

Algumas pessoas me irritam. Fato. Aquele tipo de pessoa que te olha dos pés a cabeça sem antes dizer um gentil 'olá'. Ou mesmo aquelas que são educadas, mas falam com você apenas para ter a chance de falar mais dela mesma!!

Você não precisa provar que você mudou, não precisa conversar, ou melhor falar (porque conversa envolve duas pessoas, e normalmente você fala tanto de si que eu me contento em apenas concordar e sorrir) de escola ou de livros o tempo todo, EU JÁ NOTEI QUE VOCÊ MUDOU! Mas dito isso, conforme-se por favor. E aprenda a falar sobre outras coisas.
Eu já mencionei em um outro texto que uma pessoa que fala demias sobre seus próprios feitos é insegura. Mas eu ainda não consegui decifrar o que você é!

Amigo, companheiro, é aquela pessoa que sabe conversar sobre coisas sérias, sobre besteiras, que sabe se abrir num momento de tribulações e problemas, seja qual for.Um amigo mesmo tem percepção para distinguir o momento certo de uma brincadeira, porque se não souber, esta fica sem graça, ou pode até ser levada para o lado pessoal.
Me perdoe se eu me canso de pessoas egocêntricas, mas eu sou assim, já tolerei tanto pessoas inseguras que só sabem falar de si...no momento eu tenho pedido muito a Deus que me dê paciência, principalmente com você. Talvez você não seja assim tão egocêntrico e nem tão inseguro, mas você não para de querer provar que mudou. Ou é isso, ou realmente você não sabe falar de outras coisas e se tornou insuportavelmente tediante.
Não estou pedindo para falar de mim, não. Só peço que pare de tentar me convencer da sua milagrosa mudança de ações e pesamentos.

domingo, 19 de abril de 2009

Please,



Heal my heart and make it clean
Open up my eyes to the things unseen
Show me how to love like you have loved me
Break my heart for what is yours
Everything I am for your kingdom's cause
As I walk from earth into eternity.

Cura o meu coração e faze-o puro
Abre meus olhos para as coisas não vistas
Mostra-me como amar como tu me amaste
Quebranta meu coração para o que é Teu
Tudo que eu tenho é para a Tua Obra
Enquanto eu caminho da Terra para a Eternidade.

Estranhamente Estranho

É como se tudo que eu já tivesse vivido, criado, pensado,cantado, sonhado não existisse mais, é estranhamente estranho pensar que a cada dia que passa você se torna alguém diferente. Cheguei a pensar que talvez eu gostaria de ser quem eu era antes e nunca ter mudado. Talvez eu gostasse de não ter tantos conflitos dentro da minha própria cabeça, e nada com que me preocupar demais.
Claro, algumas vezes eu sei que me preocupo sem ter razão para isso, sei que vivo me descabelando por motivos insignificantes e banais.
Mas se nós não estivessemos em constante mudança....seriamos sempre crianças? Bom, pelo menos iriamos poder rir 400 vezes ao dia (depois de um post que eu li eu andei refletindo sobre o grau de felicidade de crianças e adultos.) Dizem que todas as fases da vida são boas e têm suas próprias características...Mas as coisas boas da fase anterior não deveriam ser mantidas? Assim como rir 400 vezes ao dia?! Dizem também que faz bem mudar. Mudar pra pior conta?

Esse meu coração tem me dado um trabalhão! Num dado instante está super feliz e logo em seguida já se confunde e se entristece sem nenhum motivo aparente. Talvez eu esteja mundando, ou não! Pode ser que eu esteja apenas me iludindo, e talvez, tudo que eu ecrevi aqui tenha sido só um bando de besteiras para talvez tentar me entender...

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Persistência.

persistência
s. f.
1. Acto de persistir.
2. Qualidade de persistente.
3. Perseverança, constância, firmeza.


Quantas coisas você já deixou de lado? Quantas coisas você já desistiu porque pensava que não era capaz? Quantas coisas eu deixei de fazer por falta de perseverança, constância, firmeza.
Há certas coisas em nossas vidas que só dão certo depois de muita luta, depois de mto persistir, como um esporte, um instrumento musical, uma faculdade, um amor, uma amizade...

Já pensou se o Dr. House desistisse de primeira e deixasse o seu paciente morrer? Claro que ele nunca faria isso, além de persistente, uma de suas características mais fortes é a teimosia, além do orgulho e curiosidade que tambem não o deixam desistir.
Mas saindo de um exemplo fictício para um exemplo real.
Imagine se Moisés tivesse desistido de ouvir a voz de Deus e ignorar o seu povo que estava em escravidão no Egito? E mesmo depois das 10 pragas o Faraó libertou o povo judeu, mas depois voltou atrás e resolveu persegui-los! Imagine se Moisés tivesse se rendido, se intimidado pelo mar, pela quantidade de gente, pela velocidade do exército de Faraó...
Agora sim, eu cheguei no ponto crucial da persistência. Moisés só não desistiu porque ele tinha uma motivação, um incentivo. Deus o incentivava e dizia que tudo daria certo, que o Faraó ia se render. (Isso também acontece no seriado House, mas este é apenas ficção)

Trazendo para a vida real nos dias de hoje:
Você se rendeu perante alguma dificuldade que pensava ser impossível vencer?
Assim como eu, você já desistiu de algo que gostava muito porque deixou a barreira ser maior que o seu incentivo?

E mesmo que ninguém esteja do seu lado, lembre-se de que se este seu objetivo coopera para o seu próprio bem e também para o bem dos que estão ao seu redor, Deus estará do seu lado após cada tentativa, após cada obstáculo.

Não desista! Sempre haverão dificuldades nas quais você terá que passar por cima, se não, tudo seria muito fácil, e sem graça. Quem não gosta de vencer no final das contas?

domingo, 12 de abril de 2009

Razão

Tem alguma coisa enroscada aqui, dentro de mim, que não sabe nunca definir sentimentos.
O coração palpita, chega quase a rasgar a pele, as sensações se misturam num frenético impulso, sensações diferentes, que me fazem perder a razão, nem que seja por um segundo. Porque logo após isso lá está ela de volta, para me tirar do meu voo e fincar novamente os meus pés no chão, de uma maneira tão forte que nenhuma sensação é capaz de me fazer voar de novo.
O meu maior problema é não conseguir ignorar a razão, ela tem estado grudada a mim até nos momentos mais desnecessários.
Mas se não tivessemos a razão, quão louco e insano seria esse mundo?
Melhor? Pior? Confuso? Repentino?
O coração é enganoso e mui corrupto. Por isso, além de só coração e razão, nós temos a oração, que nos mostra que não só de razão vive uma mente e que não só de loucuras vive um coração.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

5 coisas que eu adoro num feriado, e 1 que eu odeio

O feriado acabou, tecnicamente, e aqui estão todas as coisas que eu AMO nos feriados, e por incrivel que pareça eu consegui achar uma coisa horrível num dia tão feliz como esse.

1.Não ter que estudar
2.Não precisar acordar cedo
3.Poder dormir a hora que quiser
4.Poder curtir os amigos e principalmente a família
5.Poder assistir televisão até ficar cansado

E o único e solitário tópico para te fazer ODIAR um feriado:
1.O excesso de comida (nesse caso chocolates), e de tempo livre


Eu começo a partir de amanhã um dieta de carboidratos e café, para perder tudo que foi ganho nesse feriado.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa para todos os dias


A Páscoa tem sido comemorada de diferentes maneiras, em diferentes cantos desse mundo. Como na China, um país não cristão, eles comemoram um feriado chamado Ching Ming, que faz homenagem aos mortos da família. Já na Espanha é costume aparecerem personagens bíblicos, da história e da literatura, envoltos em mantos de seda e ouro sobre carros alegóricos e cavalos adestrados.
E finalmente, no Brasil, nós comemoramos a morte e ressurreição de Cristo, sem esquecer dos ovos de chocolate que já são tradição da Páscoa brasileira.

Em todos os lugares este feriado de 10 de Abril, se relaciona com morte, vida, relembrar aqueles que já morreram e foram importantes para nós. Relembrar aqueles que MORRERAM, mas o único que ressuscitou foi Jesus.


Eu cotumava ter um professor de Ética e Cidadania que dizia que nós temos que viver a páscoa todos os dias, foi daí que surgiu o ovo de páscoa, que indica renascimento, recomeço.
Não precisamos só da Páscoa para lembrar que Jesus morreu por nós e que nós temos que começar uma vida nova apenas porque relembramos deste fato.
Realmente, a páscoa tem que estar presente a cada dia. Lembrando sempre do Seu sacrificio, que com um amor tão infitino e incondicional, nos amou primeiro. Ele nos dá a chance, de recomeçar a cada dia, porque suas misericórdias se renovam a cada manhã.
Depois que os ovos de chocolate estiverem todos acabados e o feriado terminado, você vai continuar se lembrando d'Ele e fazer de cada manhã um novo recomeço?

Afinal, nesses quatro dias de feriado, ganhar ovo de chocolate é só um detalhe.

Feliz Páscoa (para todos os dias).

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Pra começar

Oi (:
Só para começar esse blog eu queria esclarecer o porque desse nome e porque dele em si.
A palavra fronha veio do nada, como uma palavra engraçada. Mas pensando bem, em cima da fronha, antes de dormir, é quando eu mais reflito sobre as coisas que estão a minha volta. Sei que a maior parte das pessoas também pensa, pensa até dormir. Isso é normal.
Mas então me veio a mente um fato que já aconteceu mais de uma vez. Certa noite, sem sono, muitas coisas vieram a minha cabeça, e as três horas da manha, lá estava eu com a luz acesa e o caderno na mão. Esse tipo de coisa não tem hora para aparecer. Simplismente aparece. E pra mim, aparece quando eu descanso emcimadafronha.

PS.:Créditos a Bruna que me deu a idéia que eu acabei levando a sério. (:
E créditos a Julia que me disse a palavra "fronha" do nada e me ajudou a compor esse nome. (: